NOSSOS PROJETOS

POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO

Esse projeto combate o desmame precoce de bebês recém-nascidos durante o período de internação. Como sabemos, o aleitamento materno exclusivo traz inúmeros benefícios para a saúde da criança, como a melhora na defesa imunológica, na digestão e absorção de nutrientes, no desenvolvimento mental, no bem-estar psicológico.

Os postos de coleta são um espaço com condições adequadas para que as mães tirem seu leite, a ser oferecido com segurança para seu filho internado na UTI nos quatros hospitais filiados à UNIFESP (Hospital São Paulo, Hospital Municipal Vereador Jose Storopolli, Hospital Estadual de Diadema e Hospital Geral de Pirajussara) que, juntos, possuem uma média de cerca de 810 nascimentos/mês.

POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO

PROJETO DE NUTRIÇÃO

O suporte nutricional adequado ao longo do primeiro ano de vida é essencial para o desenvolvimento das nossas crianças. No entanto, muito frequentemente, o aleitamento materno é prejudicado pelos desafios de um parto prematuro seguido de internação. Nesse contexto, atuamos em duas frentes:

• Apoio e incentivo ao aleitamento materno também após o período de internação
• Doação de fórmulas lácteas ao longo de todo o primeiro ano de vida para mães e crianças em que o aleitamento materno não é mais possível. Mensalmente são doadas cerca de 1250 latas de fórmulas lácteas, que representam um valor aproximado de R$ 20.000,00/mês.

PROJETO DE NUTRIÇÃO

PREVENÇÃO DE HIPOTERMIA

A hipotermia (temperatura abaixo de 36°C) é uma complicação frequente em prematuros e constitui um fator de risco para complicações graves como hemorragia cerebral e óbito e pode ser prevenida!

O Duetto é um equipamento híbrido que funciona como berço aquecido e incubadora que pode ser usado na sala de parto para recepção do prematuro, como incubadora de transporte e como berço aquecido ou incubadora na UTI Neonatal. Sem ele, o prematuro é atendido em berço aquecido na sala de parto, transferido para incubadora de transporte e novamente para outra incubadora na UTI Neonatal. Dessa forma o Duetto reduz muito a manipulação do prematuro que não precisa ser transferido de um equipamento para outro, diminuindo o risco de hipotermia, infecção, hemorragia cerebral e óbito.

É nosso objetivo disponibilizar essa tecnologia nas quatro UTI Neonatais para aprimorar o cuidado aos prematuros.

PREVENÇÃO DE HIPOTERMIA

IDENTIFICAÇÃO DE ICTERÍCIA

A icterícia é a coloração amarelada da pele e reflete os níveis de bilirrubina sanguínea. Quando os níveis são elevados pode acarretar em complicações graves como surdez, deficiência mental e óbito. Os prematuros são mais suscetíveis aos efeitos nocivos do aumento da bilirrubina e necessitam medidas freqüentes da bilirrubina sanguínea.

O bilicheck é um equipamento que permite a dosagem transcutânea da concentração de bilirrubina no sangue do recém-nascido. Sua disponibilidade facilita o diagnóstico e o tratamento da icterícia; reduz a necessidade de coleta de sangue e a exposição dos prematuros a procedimentos dolorosos, evitando a anemia e as repercussões da dor no desenvolvimento neurológico do recém-nascido.

É nosso objetivo disponibilizar essa tecnologia nas quatro UTI Neonatais para aprimorar o cuidado aos prematuros.

IDENTIFICAÇÃO DE ICTERÍCIA