nossa História

O Instituto do Prematuro - Viver e Sorrir é uma organização social criada em 2004 por profissionais de saúde sensibilizados com o dilema de famílias que não estão preparadas para receber e cuidar de vidas tão frágeis. A instituição ampara prematuros de 0 a 20 anos nascidos com menos de 34 semanas, principalmente os considerados de muito baixo e extremo baixo pesos (menos de 1.500 e 1.000 gramas, respectivamente), com o intuito de aumentar as chances de sobrevida e reduzir a ocorrência de sequelas provenientes dessa condição.

Nossas frentes de atuação

APOIO AO AMBULATÓRIO DE PREMATUROS

Criado em 1981 pela Disciplina de Pediatria Neonatal da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, o Ambulatório de Prematuros oferece assistência médica e multiprofissional para bebês prematuros carentes nascidos em três instituições de saúde: o Hospital São Paulo, o Hospital Municipal Vereador José Storopolli e o Hospital Estadual de Diadema. A partir do apoio do Instituto do Prematuro, o Ambulatório já passou por reformas e ampliações e hoje conta com 12 grandes especialidades essenciais à prematuridade, como: Pediatria, Fisioterapia, Neurologia, Neuropsicologia, Oftalmologia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Fonoaudiologia, Dermatologia, Fisiatria e Assistência Social. Anualmente realiza mais de 7,7 mil atendimentos.

APOIO AO AMBULATÓRIO DE PREMATUROS

APOIO SOCIAL ÀS FAMÍLIAS

Queremos garantir que nossas crianças tenham o básico necessário para se desenvolver com saúde. Para isso, oferecemos fórmulas lácteas, damos apoio aos pacientes que se alimentam via sonda, doamos fraldas de vários tamanhos, cestas básicas, enxovais, óculos, cadeiras de roda e muitos outros bens capazes de melhorar sua qualidade de vida. Além disso, temos a atuação do nosso serviço social nos casos em que a desestruturação familiar gera riscos para a evolução do tratamento dos nossos pacientes.

APOIO SOCIAL ÀS FAMÍLIAS

APOIO ÀS UTIS NEONATAIS

Ao longo dos anos, doamos diversos equipamentos e recursos para suprir necessidades estruturais de quatro instituições de saúde ligadas à UNIFESP especializadas em gestação de alto risco, que abrangem a capital e a região metropolitana paulistas: o Hospital São Paulo, o Hospital Municipal Vereador José Storopolli, o Hospital Estadual de Diadema e o Hospital Geral de Pirajussara. Além disso, contribuímos para a formação e a troca de conhecimento entre os profissionais das diversas especialidades que atuam em nossa rede. Uma ajuda fundamental que garante um atendimento diferenciado nessas UTIs, hoje referências em todo o país.

APOIO ÀS UTIS NEONATAIS

Diretoria